terça-feira, 24 de maio de 2016

CONVERTER CARRO PARA GÁS NATURAL COMPENSA?

AGUARDEM!!!


                                                                                     Imagem de Abastecimento de gás naturaveicular
Estamos preparando nova postagem falando sobre kit gas geração 5.
Compensa fazer a instalação de gás natural veicular no seu veículo?
Iremos abordar vantagens e desvantagens.
Não perca estes e outros assuntos que esperam por você na próxima postagem.
   
                                                                                      

sexta-feira, 20 de maio de 2016

COMO O ÓLEO CHEGA DENTRO DO REDUTOR DE PRESSÃO E CILINDRO DO GAS NATURAL VEICULAR?


                                                                                               Imagem de oléo

O gás natural veicular tem óleo? Você já encontrou óleo dentro do cilindro e redutor de pressão do seu veículo?
Possivelmente, você que utiliza o gas natural veicular já chegou a se deparar  com essa cena.
O técnico vai retirar o cilindro para fazer reteste, processo que é repetido por questão de segurança em cumprimento da norma da ANP, quando ele retira mais de meio litro de óleo só do redutor de pressão. Mas essa pergunta que você pode está a se perguntar: De onde vem esse óleo?

Para entender isso, vou te falar como funciona o compressor de gas natural.
O compressor na sua maioria é dotado de 4 estágios, muito semelhante ao motor de um carro, diferenciando no seu tamanho e nas etapas do seu processamento que é, admissão, compressão e escape. Alguém pode dizer, por que não tem o estágio de explosão? rsrsrs.
Se tivesse tudo iria pelos ares.  Mas ele possui um motor elétrico que impulsiona o eixo girabrequim, que por sua vez movimenta os pistões promovendo a compressão.
Para que tudo ocorra bem, onde existem mancais, eixos, cilindros, válvulas em movimento, é necessário que tenha lubrificação. Pois bem, esse óleo que você possivelmente já encontrou no seu veículo vem desse sistema. O que muita gente não sabe, é que o óleo circula junto com o gás. Quanto mais o compressor funcionar mais ele vai arrastar óleo.

Existe alguma maneira de evitar isso?
Sim. Normalmente, distribuído entre as etapas de compressão existe o que chamamos de condensador, onde óleo cai e fica acumulado até ser feito a purga por uma válvula localizada na parte inferior deste condensador, onde drenará todo óleo num reservatório de coleta. 
                                                              
Existe um problema aí! Se esse óleo não for drenado dos seus condensadores, imagina o que vai acontecer? Se você falou que vai ser jogado dentro do seu cilindro, a resposta está correta!
O gás quando vai chegando na sua etapa final de processo, já  está beirando aos 250bar, aí não será difícil concluir que ele arrastará o óleo.
Quando óleo chega no motor ele é queimado. O problema consiste nos bicos de injeção que começam a falhar no seu funcionamento.

Se você não entende ainda a relação de pressão, aconselho ler a postagem neste blog:

FORMIGA ATÔMICA X GAS NATURAL

Esse problema só será resolvido, após um cuidado maior por parte dos operadores concernente à drenagem do óleo, e também uma manutenção periódica do compressor. 
Espero que tenha gostado da postagem!
Participe, divulgue para mais pessoas tenham acesso a esse canal de informação.

Até sexta, onde estaremos colocando a próxima postagem sobre:
VALE A PENA FAZER INSTALAÇÃO DE GAS NATURAL?

Obrigado pela sua visita!

Até próxima postagem!  

terça-feira, 17 de maio de 2016

INSTALAÇÃO DE GÁS NATURAL VEICULAR - NOVIDADES


IMPERDÍVEL!

                            Imagem de Baby da Blogsokdiario.com

Você arriscaria sua segurança e de sua família por ter total desconhecimento dos riscos envolvendo o sistema de gás natural instalado no seu veículo?

Inscreva-se já neste site e fique informado e atualizado!

Sexta-feira estaremos fazendo próxima postagem.
Você já encontrou óleo dentro do cilindro e redutor de pressão do
seu veículo?
Se inscreva no nosso site e se cadastre para saber quando sair a próxima postagem.

Você também pode deixar suas dúvidas e sugestões de postagem!


Aguardem! Brevemente estaremos fazendo postagens em vídeos! 

Até breve!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

POR QUE DESLIGAR LUZ, SOM E MOTOR DURANTE ABASTECIMENTO?


Olá meu querido visitante!

Você acha que está seguro durante um abastecimento de gas natural no seu veículo? 
Depois que você ler este artigo perceberá que o perigo mora ao lado e você nem desconfia!

Durante o tempo que atuei como técnico de manutenção em gás natural, presenciei muita coisa acontecendo na pista de abastecimento envolvendo o frentista, que é o operador da bomba, e o cliente, e muitas queixas surgiam de ambos os lados.

De um lado o cliente chegava no posto e além de não querer sair do veículo, ainda queria continuar escutando seu som, ou ficar com a lanterna ligada e até mesmo o motor. Enquanto isso, do outro lado o frentista não iniciava o abastecimento. 
Apesar de não haver uma legislação específica que obrigue sair do veículo e desligue os equipamentos durante abastecimento, convencionou-se esse procedimento após sucessivos acidentes que geraram vítimas como podemos ver essa reportagem em São Gonçalo:
      Imagem de acidente em São Gonçalo

Vamos ver o que diz a norma da agencia regulamentadora ANP portaria 32/2001 artigo 14:



Como você pode observar a portaria se resume apenas à pressão final de abastecimento.



Quando o carro está abastecendo, existem presentes o combustível, o ar, faltando apenas a ignição como podemos ver no triângulo do fogo mostrado pela BRIGADA DE INCÊNDIO DO 16ª BCI:



                                              Imagem triângulo do fogo da BRIGADA DE INCENDIO 16ª BCI

Quando estamos com algum dispositivo elétrico ligado dentro do veículo, existem uma corrente que está percorrendo esse circuito, e a mesma gera aquecimento em alguns pontos.


Talvez muita gente não saiba, mais no bico de abastecimento que conecta na válvula do veículo, existe oring's de vedação que com o atrito constante se estragam e de vez em quando ele se rompe prejudicando a vedação e jogando gás na região próxima. Se esse gas encontrar a corrente elétrica poderá haver um incêndio.


                                                                                      Imagem Diário do Vale


O correto é, chegando para abastecer seu veículo, sair todos, condutor e  passageiros, desligar  todos os possíveis equipamentos, e se possível abrir a mala onde está instalado o cilindro de gás.

Pense em acontecendo o acidente com você, e se a mala estiver fechada como vai fazer?


Espero que este blog possa estar ajudando para lhe trazer mais conhecimento.  


                                               Vídeo que fala mais sobre segurança:

                                             Vídeo da Band Cidade que fala mais sobre segurança.

Até o próximo post.
Se inscreva e fique atualizado!
Obrigado pela sua visita.

terça-feira, 10 de maio de 2016

POR QUE UTILIZAR O CABO DE ATERRAMENTO?

Você já se perguntou para que serve aquela "garrinha" tipo jacaré, que muitas vezes é ignorada durante o abastecimento do seu veículo?

Na instalação de gás natural veicular um item  não pode ficar desapercebido devido sua grande importância. Este elemento é o ponto de aterramento onde vai ser conectado o cabo de aterramento do dispenser.

Depois de cansar de ver muitos frentistas fazendo mau uso dele, tipo, colocando para segurar o extintor, não colocando no local apropriado do veículo, outros em que o veículo chegou sequer a possuir, e para começar a acontecer situações de extremo risco devido a falta de noção sobre este item importantíssimo, tanto para o operador quanto o cliente, eu cheguei a ver uma operadora que, por não conseguir  encontrar um ponto para fixação da garra, colocou , pasmem, no polo da bateria. Felizmente ela colocou no polo negativo!!! 

Vamos falar sobre seu funcionamento:
O cabo de aterramento consiste num cabo de aço que é conectado a um terra eficiente e está preso ao dispenser, onde na sua extremidade deve existir uma garra tipo jacaré que por sua vez se fixará ao local adequado, de preferência em um local onde tenha contato direto com a chapa do veículo. Não vale em parafuso pintado ou na trava plástica do capô. 

 Garra de jacaré

Ele precisa ser ligado a um terra eficiente para que possa atuar em caso de vazamento de corrente elétrica e descarga da energia eletroestática , que é absorvida pela lataria do veículo em contato com o ar.
Para saber mais:
                                        Vídeo de Energia Estática ao Vivo

É fundamental que o veículo ao chegar no posto de abastecimento seja completamente descarregado através da utilização adequada do cabo de aterramento.

Um detalhe imprescindível que tem que ser observado, é que o cabo de aterramento precisa ser revestido com elemento isolante, para evitar contatos com a parte elétrica do veículo, principalmente com o polo positivo da bateria, que poderá causar desde um princípio de incêndio até a queima do sistema elétrico do veículo.

Fica aí mais uma dica sobre a utilização do cabo de aterramento.
Espero que o leitor esteja gostando do nosso blog e tenha aprendido um pouco mais sobre o sistema de gas natural veicular.


Curta também nosso vídeo de apresentação:

Se inscreva no blog e fique atualizado com as próximas postagens. 



segunda-feira, 9 de maio de 2016

POR QUE TENHO QUE SAIR DO VEÍCULO DURANTE ABASTECIMENTO?

Já passou pela sua cabeça que num acidente com gas natural, você não tempo nem de pensar imagine de correr!!! 

Esse assunto está diretamente ligado ao post anterior que fala sobre FORMIGA ATÔMICA X GÁS NATURAL, onde explico o fator determinante de tudo que é a pressão. Para maiores detalhes veja o post anterior.

Vamos  imaginar que você está chegando num posto para abastecer seu veículo e você saúda o frentista e pede para completar o cilindro. Enquanto isso, continua em seu veículo junto com a sua digníssima esposa e seus filhos; todos afivelados pelos cintos de segurança. O frentista levanta o capô, coloca o bico e abre a válvula para dar inicio ao abastecimento.
                                     Imagem do Rede Tiradentes Notícia
Enquanto isso, você está escutando no seu sonzinho básico, aquele CD que ninguém aguenta mais, quando de repente escuta-se do lado fora um barulho ensurdecedor e vê no mesmo instante pessoas correndo para todo lado. Sabe qual a tendência natural nesta hora? Pelo desespero, nem lembrar que está com cinto, abrir a porta e querer sair. Vai conseguir? 
Esta situação hipotética é para percebermos a importância de darmos ouvidos às normas de segurança. Elas não existem simplesmente por existir.

Eu já presenciei um fato em que o gás do cilindro deu retorno e desacoplou a mangueira de escape da "bomba" de abastecimento    ( Dispenser ), e o veículo que estava abastecendo saiu com capô aberto, trincou o para-brisa, e clientes correram desesperados para a pista da rodovia. Percebem quantos desastres poderia ter acontecido por falta de atenção e conhecimento?

Este post foi criado para levar você amigo leitor que tem seu veículo à gás, a uma maior conscientização, para  quando for abastecer, sair do seu veículo, e se você ama sua família a levar junto. Depois que acontece um acidente é tarde demais!

Veja este acidente noticiado pela FOLHA DE SÃO PAULO:
Imagem de acidente com gás natural

Infelizmente tem um problema nisso tudo! Certo, eu vou sair e vou ficar onde?
Muitos postos com vista à economizar espaço interno, têm diminuído a distância entre esses equipamentos de abastecimento inclusive gasolina, etanol e diesel, fazendo com que o cliente saia do carro, mas continue próximo da área de abastecimento. Situação mais crítica ainda quando se trata de ter crianças pequenas.  

Meus leitores, o que vale é o bom senso. 
Espero que esta informação possa ser bastante útil e possa algum dia salvar sua vida.

Veja este flagrante envolvendo gás natural:
                                          Acidente com gás natural

  Participe deste blog e passe estas informações para seus parentes e amigos. Você poderá salvar a vidas deles!

Até os próximos posts!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

FORMIGA ATÔMICA X GÁS NATURAL - Atualizado

Formiga atômica versus gás natural?
Você pode estar se perguntando: o que tem a ver?
Leia o artigo para entender. 
Este conhecimento pode salvar tua vida!




Segundo o wikipedia, a formiga atômica é um desenho animado criado por Hanna-Barbera em 1965, onde a personagem principal é uma formiga que salva os indefesos.
Mas o que tem a ver com o gás natural?

Foi uma maneira simples que encontrei de passar a informação do que é uma das relações de pressão de gás, que é uma força de um kgf exercido  num cubo de 1cm, entendeu?

Um centímetro é o comprimento aproximado de uma formiga, e não existe nenhuma formiga que conseguiria levar 1Kg de açucar senão a formiga atômica, concorda? rsrs.
Um bar de pressão já é muita coisa na comparação da formiga, imaginem 215bar!
Mas por que toda essa quantidade de bar?
Somente com essa pressão o gás consegue entrar no cilindro.
No seu próximo abastecimento pense nisso!

Para maiores detalhes veja o tópico já abordado nesse blog:
COMO DEVE SER SUA APLICAÇÃO NOS VEÍCULOS?


Participe do nosso blog. Se inscreva e deixe suas dúvidas e sugestões.

Obrigado pela sua visita!


quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMO FUNCIONA O INTERROMPIMENTO DO ABASTECIMENTO?


Este é um blog sobre a utilização do gás natural em veículos.
Iremos abordar agora sobre o interrompimento, ou finalização do abastecimento.

Pois bem, você chega no dispenser ('bomba') e seu carro está abastecendo e a pergunta que se faz é, como é que o sistema é programado para parar?

Duas coisas podem acontecer:
       1- Completar o cilindro;
       2- Abastecer o valor programado.

Qual a diferença das duas situações?

Vamos explicar primeiro, o ponto chamado pressão regulamentada pelo órgão fiscalizador:
Todo equipamento de GNV é submetido por uma legislação para regulamentar seu funcionamento e consequentemente promover a segurança do consumidor, como pode ser visto na portaria 32,artigo 14, inciso 3 da ANP:
         III – disponibilizar GNV ao consumidor final a pressão máxima de abastecimento de 220Kgf/cm2, equivalente a 215,6bar, 21,56MPa ou 3218,4psi.



                                         Imagem de manômetro de gnv


Se o consumidor optar por completar o cilindro então o dispenser interromperá o abastecimento quando chegar na pressão regulamentada, por exemplo 215,6bar; se optar por programar, o abastecimento acabará conforme programação, exemplo R10,00(Dez reais). Isso é controlado por uma válvula mecânica reguladora de pressão, que irá aumentar  a pressão quando ajus
tada no sentido horário, e vice-versa.
Você pode estar se perguntando, e se abastecer com pressão acima de 215,6 bar o que pode acontecer? O que é que tem de mau nisso?


                                   Imagem de clipart de boneco com dúvida

Para o posto é uma maravilha, ele vai vender mais. Para o cliente também, ele vai rodar mais evitando parar menos vezes para abastecimento. E então, qual o problema?

O problema é que o sistema que foi instalado no carro não foi projetado para trabalhar com altíssimas pressões. O pessoal confunde muito isto, e tenta justificar que o cilindro aguenta mais de 300bar. A questão não está no cilindro, e sim nos demais componentes instalados no veículo, como redutor de pressão, que é bipartido, e tubulação por onde é conduzido o gás até o cilindro. E quando ocorre um acidente com veículo, por falta de observação às normas de segurança, muitas vezes não dá para voltar 'ao leite derramado'.
Não gostaríamos de passar por esta situação, não é?


                                                                        Imagem de carro explosaõ de gnv

Para não encher você de informação, iremos parar por aqui e retomaremos com o tema muito polêmico: POR QUE SAIR DO VEÍCULO DURANTE ABASTECIMENTO?

Espero que você esteja gostando do blog.
Participe, se inscreva e deixe seu email para receber as atualizações das próximas postagens.

Obrigado!

Vídeo relacionado com o gás natural

                                                               Vídeo de funcionamento do motor com gás natural

COMO DEVE SER A APLICAÇÃO DO GÁS NATURAL NO VEÍCULO - Continuação



Retomando a temática, depois de ter dado uma simplória noção de pressão, vou voltar agora a temática do sistema de funcionamento  de gás no veículo.

Como você já deve ter percebido, não é algo que você instala em qualquer oficina "fundo de quintal".
Feito a instalação e  passado  pelos orgãos regulamentadores, vem a vistoria onde será emitido um CSV(Certificado de Segurança Veicular), como voce pode ver na portaria do DENATRAN:

                                  imagem do Certificado de segurança veicular

Entenda que seu veículo vai sofrer uma alteração na sua originalidade. Vai ganhar um cilindro que pesa em torno de 70Kg. O freio vai suportar? A suspensão do veículo vai baixar? Pois é, tudo isto tem que ser pensado.


                                                                 Imagem do cilindro instalado no veículo

Passado essa etapa, vamos para a parte do abastecimento.
A maioria dos veículos são instalados para que o abastecimento seja feito levantando o capô do veículo.


                                                         Imagem de veículo em abastecimento com capô levantado


 Eu confesso que sou contrário a esse método pois o capô não foi feito para abrir tantas vezes, gerando desregulagem e empeno. Presenciei certo  dia um frentista fechando o capô com a vareta o segurando.

Ao abrir o capô, o frentista ou operador da "bomba" retira a mangueira e vai colocar o bico de abastecimento na válvula do veículo, e ao certificar que ela encaixou, ele abrirá a válvula de e dará inicio ao abastecimento.


                                                Imagem de válvula do veículo recebendo o bico de abastecimento

Nessa etapa do processo algo interessante acontece: o gás começa a entrar no cilindro de forma lenta ou rápida. Dependerá de como está o cilindro. Se estiver vazio, maior vazão, se for completar, menor vazão.

No próximo post falaremos sobre o que determina o interrompimento do abastecimento. Como é que ele sabe que está na hora de parar?

Se você chegou até aqui, deixe sua opinião sobre o blog e registre-se no blog deixando seu e-mail para poder ser atualizado das próximas postagens.

Até breve!  

Para relembrar: Formiga Atômica:




   




COMO DEVE SER A APLICAÇÃO DO GÁS NATURAL NOS VEÍCULOS?

Você já sentiu àquele calafrio durante abastecimento do seu veículo, quando de repente estoura uma mangueira ou um oring de vedação e você se encontra a poucos metros de distância?
                                                               Imagem da Bahia Gás de veículo em abastecimento

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre o que é pressão e suas implicações.


Iremos abordar sem muita profundidade, nem utilizando jargões técnicos, suas aplicações, segurança, funcionamento, de maneira que até uma criança possa entender, e você possa se sentir mais tranquilo!

Primeiro para você visitante do site se situar de algumas características, vamos pensar um pouco sobre o que é pressão? 
Segundo o MUNDO VESTIBULAR, é a grandeza dada pela intensidade da força aplicada sobre uma superfície, por unidade de área. Esta unidade pode ser bar, kgf/cm2(quadrado), Pascal e por aí vai.
Pelo conceito de pressão entendemos que existe uma força aplicada, onde? Numa superfície por unidade de área; em outras palavras, para ter pressão eu tenho que ter uma área, um receptáculo, um cilindro onde no caso o gás natural, vai ser acondicionado.
Vou te explicar sobre pressão agora.
Imagine uma formiga
Imagine essa formiga carregando:
Ela conseguiria se fosse...

Para relembrar da formiga atômica! rsrs.

Vamos juntar as peças agora. A pressão de 1kgf/cm2 , aproximadamente 1 bar, significa que eu tenho uma força de um quilo, dentro de frasco, ou recipiente fechado, do tamanho de uma formiga de 1cm de comprimento, entendeu?
Estamos falando de 1bar, agora voltando ao gás, ele necessita de pelo menos 200bar para conseguir ser armazenado dentro do cilindro. Calma!!!!!
Não entre em  pânico se seu carro tem gás natural. A minha missão aqui é te informar de uma maneira simples, e com esse conhecimento você está mais protegido.

Enquanto você pensa sobre tudo que falei, estarei organizando a próxima postagem ainda nesse tema.
Espero que tenha gostado.
Deixe seu email para ser avisado dos próximos.

Sua participação é importante!
Obrigado pela sua visita e até a próxima!

Assista um vídeo sobre pressão do Me Salva:

                              vídeo sobre pressão


sábado, 30 de abril de 2016


 


O QUE É O GÁS NATURAL?
Segundo o Wikipédia, o gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam submetidos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
Por muitos anos esse gás resultado da última etapa de extração de reservas de petróleo, era simplesmente descartado pela atmosfera e queimado. Aquela típica imagem que temos das base extratoras de petróleo queimando.
Até que alguém pensou em canalizar esse gás até locais consumidores para arranjarem algum de jeito de utilizá-lo e ganharem dinheiro com isso.
Foi aí que surgiu sua aplicabilidade nos diversos setores da indústria como as termoelétricas, fabricação de alimentos , comercio de abastecimento de veículos e uso residencial substituindo o botijão de GLP.

COMO FUNCIONA?
O gás após extraído do solo é canalizado até a concessionárias de gás que por sua vez será repassado aos postos revendedores e finalizará nos  cilindros dos veículos dos consumidores.
Talvez você não saiba, mas na pressão que ele vem, em torno de 14bar a 20bar, não consegue entrar nos cilindros dos veiculos. É aí que entra a participação do ator principal da história: o Compressor.
Ele é capaz de receber a pressão de entrada com até 2bar e processar comprimindo o gás até 250bar.

Se você gostou, se inscreva no blog, pois as próximas postagens iremos  responder essas estas perguntas:
COMO DEVE SER SUA APLICAÇÃO NOS VEÍCULOS?
POR QUE TENHO QUE SAIR DO VEÍCULO DURANTE ABASTECIMENTO?
POR QUE UTILIZAR O CABO DE ATERRAMENTO?
POR QUE DESLIGAR LUZ, SOM E O MOTOR?
COMO DEIXAR PASSAR  ÓLEO PARA O CILINDRO?
COMO FAZER FUNCIONAR OS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA?
COMO ENTRAR AR AO INVÉS DE GÁS?
VALE A PENA QUERER O KIT GÁS PARA MEU VEÍCULO?

Essas e outras mais perguntas estaremos respondendo nas próximas postagens. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GNV E GLP?

Assista ao vídeo: 



 
Não esqueça de deixar seu email para contatos posteriores!