Retomando a temática, depois de ter dado uma simplória noção de pressão, vou voltar agora a temática do sistema de funcionamento de gás no veículo.
Como você já deve ter percebido, não é algo que você instala em qualquer oficina "fundo de quintal".
Feito a instalação e passado pelos orgãos regulamentadores, vem a vistoria onde será emitido um CSV(Certificado de Segurança Veicular), como voce pode ver na portaria do DENATRAN:
imagem do Certificado de segurança veicular
Entenda que seu veículo vai sofrer uma alteração na sua originalidade. Vai ganhar um cilindro que pesa em torno de 70Kg. O freio vai suportar? A suspensão do veículo vai baixar? Pois é, tudo isto tem que ser pensado.
Imagem do cilindro instalado no veículo
Entenda que seu veículo vai sofrer uma alteração na sua originalidade. Vai ganhar um cilindro que pesa em torno de 70Kg. O freio vai suportar? A suspensão do veículo vai baixar? Pois é, tudo isto tem que ser pensado.
Imagem do cilindro instalado no veículo
Passado essa etapa, vamos para a parte do abastecimento.
A maioria dos veículos são instalados para que o abastecimento seja feito levantando o capô do veículo.
Imagem de veículo em abastecimento com capô levantado
Eu confesso que sou contrário a esse método pois o capô não foi feito para abrir tantas vezes, gerando desregulagem e empeno. Presenciei certo dia um frentista fechando o capô com a vareta o segurando.
Ao abrir o capô, o frentista ou operador da "bomba" retira a mangueira e vai colocar o bico de abastecimento na válvula do veículo, e ao certificar que ela encaixou, ele abrirá a válvula de e dará inicio ao abastecimento.
Imagem de válvula do veículo recebendo o bico de abastecimento
Nessa etapa do processo algo interessante acontece: o gás começa a entrar no cilindro de forma lenta ou rápida. Dependerá de como está o cilindro. Se estiver vazio, maior vazão, se for completar, menor vazão.
No próximo post falaremos sobre o que determina o interrompimento do abastecimento. Como é que ele sabe que está na hora de parar?
Se você chegou até aqui, deixe sua opinião sobre o blog e registre-se no blog deixando seu e-mail para poder ser atualizado das próximas postagens.
Até breve!
Para relembrar: Formiga Atômica:
Imagem de veículo em abastecimento com capô levantado
Eu confesso que sou contrário a esse método pois o capô não foi feito para abrir tantas vezes, gerando desregulagem e empeno. Presenciei certo dia um frentista fechando o capô com a vareta o segurando.
Ao abrir o capô, o frentista ou operador da "bomba" retira a mangueira e vai colocar o bico de abastecimento na válvula do veículo, e ao certificar que ela encaixou, ele abrirá a válvula de e dará inicio ao abastecimento.
Imagem de válvula do veículo recebendo o bico de abastecimento
Nessa etapa do processo algo interessante acontece: o gás começa a entrar no cilindro de forma lenta ou rápida. Dependerá de como está o cilindro. Se estiver vazio, maior vazão, se for completar, menor vazão.
No próximo post falaremos sobre o que determina o interrompimento do abastecimento. Como é que ele sabe que está na hora de parar?
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Até breve!
Para relembrar: Formiga Atômica:
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