quinta-feira, 5 de maio de 2016

COMO DEVE SER A APLICAÇÃO DO GÁS NATURAL NO VEÍCULO - Continuação



Retomando a temática, depois de ter dado uma simplória noção de pressão, vou voltar agora a temática do sistema de funcionamento  de gás no veículo.

Como você já deve ter percebido, não é algo que você instala em qualquer oficina "fundo de quintal".
Feito a instalação e  passado  pelos orgãos regulamentadores, vem a vistoria onde será emitido um CSV(Certificado de Segurança Veicular), como voce pode ver na portaria do DENATRAN:

                                  imagem do Certificado de segurança veicular

Entenda que seu veículo vai sofrer uma alteração na sua originalidade. Vai ganhar um cilindro que pesa em torno de 70Kg. O freio vai suportar? A suspensão do veículo vai baixar? Pois é, tudo isto tem que ser pensado.


                                                                 Imagem do cilindro instalado no veículo

Passado essa etapa, vamos para a parte do abastecimento.
A maioria dos veículos são instalados para que o abastecimento seja feito levantando o capô do veículo.


                                                         Imagem de veículo em abastecimento com capô levantado


 Eu confesso que sou contrário a esse método pois o capô não foi feito para abrir tantas vezes, gerando desregulagem e empeno. Presenciei certo  dia um frentista fechando o capô com a vareta o segurando.

Ao abrir o capô, o frentista ou operador da "bomba" retira a mangueira e vai colocar o bico de abastecimento na válvula do veículo, e ao certificar que ela encaixou, ele abrirá a válvula de e dará inicio ao abastecimento.


                                                Imagem de válvula do veículo recebendo o bico de abastecimento

Nessa etapa do processo algo interessante acontece: o gás começa a entrar no cilindro de forma lenta ou rápida. Dependerá de como está o cilindro. Se estiver vazio, maior vazão, se for completar, menor vazão.

No próximo post falaremos sobre o que determina o interrompimento do abastecimento. Como é que ele sabe que está na hora de parar?

Se você chegou até aqui, deixe sua opinião sobre o blog e registre-se no blog deixando seu e-mail para poder ser atualizado das próximas postagens.

Até breve!  

Para relembrar: Formiga Atômica:




   




Nenhum comentário: