Este é um blog sobre a utilização do gás natural em veículos.
Iremos abordar agora sobre o interrompimento, ou finalização do abastecimento.
Pois bem, você chega no dispenser ('bomba') e seu carro está abastecendo e a pergunta que se faz é, como é que o sistema é programado para parar?
Duas coisas podem acontecer:
1- Completar o cilindro;
2- Abastecer o valor programado.
Qual a diferença das duas situações?
Vamos explicar primeiro, o ponto chamado pressão regulamentada pelo órgão fiscalizador:
Todo equipamento de GNV é submetido por uma legislação para regulamentar seu funcionamento e consequentemente promover a segurança do consumidor, como pode ser visto na portaria 32,artigo 14, inciso 3 da ANP:
III – disponibilizar GNV ao consumidor final a pressão máxima de abastecimento de 220Kgf/cm2, equivalente a 215,6bar, 21,56MPa ou 3218,4psi.
Imagem de manômetro de gnv
Se o consumidor optar por completar o cilindro então o dispenser interromperá o abastecimento quando chegar na pressão regulamentada, por exemplo 215,6bar; se optar por programar, o abastecimento acabará conforme programação, exemplo R10,00(Dez reais). Isso é controlado por uma válvula mecânica reguladora de pressão, que irá aumentar a pressão quando ajus
tada no sentido horário, e vice-versa.
Você pode estar se perguntando, e se abastecer com pressão acima de 215,6 bar o que pode acontecer? O que é que tem de mau nisso?
Imagem de clipart de boneco com dúvida
Para o posto é uma maravilha, ele vai vender mais. Para o cliente também, ele vai rodar mais evitando parar menos vezes para abastecimento. E então, qual o problema?
O problema é que o sistema que foi instalado no carro não foi projetado para trabalhar com altíssimas pressões. O pessoal confunde muito isto, e tenta justificar que o cilindro aguenta mais de 300bar. A questão não está no cilindro, e sim nos demais componentes instalados no veículo, como redutor de pressão, que é bipartido, e tubulação por onde é conduzido o gás até o cilindro. E quando ocorre um acidente com veículo, por falta de observação às normas de segurança, muitas vezes não dá para voltar 'ao leite derramado'.
Não gostaríamos de passar por esta situação, não é?
Imagem de carro explosaõ de gnv
Para não encher você de informação, iremos parar por aqui e retomaremos com o tema muito polêmico: POR QUE SAIR DO VEÍCULO DURANTE ABASTECIMENTO?
Espero que você esteja gostando do blog.
Participe, se inscreva e deixe seu email para receber as atualizações das próximas postagens.
Obrigado!
Vídeo relacionado com o gás natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário