Na instalação de gás natural veicular um item não pode ficar desapercebido devido sua grande importância. Este elemento é o ponto de aterramento onde vai ser conectado o cabo de aterramento do dispenser.
Depois de cansar de ver muitos frentistas fazendo mau uso dele, tipo, colocando para segurar o extintor, não colocando no local apropriado do veículo, outros em que o veículo chegou sequer a possuir, e para começar a acontecer situações de extremo risco devido a falta de noção sobre este item importantíssimo, tanto para o operador quanto o cliente, eu cheguei a ver uma operadora que, por não conseguir encontrar um ponto para fixação da garra, colocou , pasmem, no polo da bateria. Felizmente ela colocou no polo negativo!!!
Vamos falar sobre seu funcionamento:
O cabo de aterramento consiste num cabo de aço que é conectado a um terra eficiente e está preso ao dispenser, onde na sua extremidade deve existir uma garra tipo jacaré que por sua vez se fixará ao local adequado, de preferência em um local onde tenha contato direto com a chapa do veículo. Não vale em parafuso pintado ou na trava plástica do capô.
Ele precisa ser ligado a um terra eficiente para que possa atuar em caso de vazamento de corrente elétrica e descarga da energia eletroestática , que é absorvida pela lataria do veículo em contato com o ar.
Para saber mais:
É fundamental que o veículo ao chegar no posto de abastecimento seja completamente descarregado através da utilização adequada do cabo de aterramento.
Um detalhe imprescindível que tem que ser observado, é que o cabo de aterramento precisa ser revestido com elemento isolante, para evitar contatos com a parte elétrica do veículo, principalmente com o polo positivo da bateria, que poderá causar desde um princípio de incêndio até a queima do sistema elétrico do veículo.
Fica aí mais uma dica sobre a utilização do cabo de aterramento.
Espero que o leitor esteja gostando do nosso blog e tenha aprendido um pouco mais sobre o sistema de gas natural veicular.
Curta também nosso vídeo de apresentação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário